domingo, 14 de fevereiro de 2010

Butoh

"Pipa no ar, de papel crepom
Grito de torcida
Minha alma está solta"


Quando a poesia que percorre em sua alma, alcança a superfície de seu corpo e de todos os membros existentes nele, você pode transbordar o Butoh. Butoh é uma dança contemporânea japonesa orginalmente conhecida como dança das sombras. Recupera a vitalidade do corpo e esmaga as tensões do cotidiano. A essência do Butoh é proporcionar o máximo de sensações possíveis, criando vínculo entre o manipulador da arte e o universo em volta dele, fazendo-o perceber cada linha de seu corpo e todos os seres, vivos ou não. É quando os limites de expressão acabam e você passa a compreender mais o sentido de sua vida e seus anseios de felicidade ou tristeza. Talvez, seja quando você encontra a pureza do mundo.
Inicialmente, interessei-me pelo Butoh por conta do filme "Kirschbluten: Hanami" - que assisti ontem. O filme envolve-se com cenas chocantes de demonstração da complexidade e simplicidade dessa dança tão exótica a um par de olhos brasileiros. Olhos, que provavelmente não irão esquecer da poesia viva que presenciaram - Até tentei realizar alguns movimentos, mas não tive muito sucesso.
Talvez por ter trocado de teto e paredes, era o que eu estava procurando ontem, algo novo. necessitava de algo para acompanhar o novo cenário. A paisagem agora é verde. Me satisfiz, enfim. E, acho que adiquiri mais um desejo, assistir alguma apresentação de Butoh e fazer algo que me envolva mais com as formas do universo, além das minhas alucinações na beira rio, preciso de algo como Yoga ou Joshin Kokyuu Ho.

Um comentário:

  1. Oi :D Gostei do seu blog, vou te seguir tá?! E ler o que vc tem a contar ;D

    beijos e até ;]

    ResponderExcluir